quarta-feira, 24 de abril de 2013

Posição e Violão

1- Introdução
A arte de tocar um instrumento vai muito além da capacidade de mexer os dedos.
Compreensão do significado, situação histórica, análise formal e harmônica também pode influenciar drasticamente uma obra tocada. Por outro lado, podemos imaginar que o corpo, no fundo, age como um só, ainda que pareçam que somente os dedos ou a mão realmente importem.
E de fato a mão está conectada ao braço, que em má posição pode dificultar o movimento da mesma. O braço por sua vez está conectado ao troco, cuja posição também pode influenciar na movimentação da mão. Isso nos mostra que a posição do instrumentista deve ser objeto de estudo.

2- Posição Global


 Note que o violão deve estar bem acoplado ao corpo do instrumentista, que por sua vez se encontra ereto , mas totalmente relaxado.

3- Posição dos pés
Os pés também produzem um efeito importante na postura. Por isso devemos também prestar atenção a eles.

Observe como eles estão devidamente "plantados" no chão, totalmente apoiados e firmes, tipicamente de algo que pretende sustentar uma estrutura.
Uma má posição dos pés pode acarretar dores na coluna ou desconfortos durante a execução das obras.

4- Posição da mão esquerda
Essa é a parte menos negligenciada pelos professores.


Na imagem podemos perceber como a mão está relaxada na sua posição natural, as pontas dos dedos atingem as cordas perpendicularmente. É importante que se digite com as pontas dos dedos, para menor área de contato e melhor execução mecânica dos movimentos necessários.
Uma outra questão a ser abordada na posição da mão esquerda é4- Posição da mão esquerda que o dedo polegar deve ficar em oposição aos outros dedos, na parte traseira do braço.


Observe um outro ângulo de visão para notar o posicionamento do polegar e de outros dedos.



5- Posição da mão direita

A mão direita é, na verdade, a mais importante para o violonista. Isso quer dizer que ela produz a maioria da sonoridade violonística.


Na foto podemos perceber que a mão encontra-se bem relaxada, os dedos curvados se preparam para ferir as cordas.


Outro ângulo para notar a posição dos dedos. Veja como o polegar fica apoiado no bordão.

6- Conclusão
A posição deve ser cuidadosamente preparada e estudada. Obviamente no início, o aluno encontra muita dificuldade em executar tais "regras", contudo com o decorrer do tempo, tais técnicas se demonstram realmente significativas no desenvolvimento da técnica mais avançada.

7- Bibliografia
a) Henrique Pinto - Iniciação ao violão
b) Anthony Glise - Classical Guitar Pedagogy
c) Mateo Carcassi - Método completo de violão
d) Minhas primeiras notas no violão - Othon Gomes da Silva

Nenhum comentário: