Um dos maiores problemas para a história da música é o fato de que nem sempre a música pôde ser escrita. Só com o desenvolvimento da escrita musical, durante a idade média, é que se tornou possível registrar as músicas de forma a assegurar sua resistência por séculos.
Aqui será resumida a história da música ocidental em 6 etapas.
1- Música Medieval
A música medieval se define por características bem distintas da música atual. Forte religiosidade, predominância da música vocal e participação exclusiva de homens podem definir a música desse período.
Tal música, uma representante do estilo gótico, foi a primeira música inteiramente composta por um único compositor. Tal crédito rendeu fama ao compositor G. de Machaut.
2- Música Renascentista
Já a música renascentista, apesar da religiosidade, se caracteriza por um estilo mais aberto e flexível.
A missa acima foi composta por Josquin Desprez. É fundamentada num hino composto por St. Tomás de Aquino intitulado "Pange Lingua". Por isso a missa ficou apelidada de Missa Pange Lingua.
3- Música Barroca
Ao contrário da música anterior, no período barroco a evolução dos instrumentos permite uma forte prática instrumental e a música começa a sair significativamente da esfera religiosa.
O padre italiano Antonio Vivaldi ficou famoso por suas óperas, mas também por sua série de músicas instrumentais dedicadas as estações do ano.
4- Música Clássica
O período clássico é caracterizado por clareza antes nunca vista. Contudo oscilações dinâmicas começam a aparecer com mais vigor na música, devido à melhoria da técnica instrumental. É um período em que começam a florescer os grandes virtuoses como Mozart, Clementi e Giuliani.
Mozart foi uma criança prodígio com morte prematura. Morreu aos 36 anos, mas deixou grande repertório camerístico, orquestral e solista.
5- Música Romântica
Após a revolução Francesa, a música começa a lidar com novos ideais. O Romantismo como um todo dá muito valor ao nacionalismo e ao sentimentalismo e sem dúvida é um dos principais ingredientes para a cultura do século XX.
Por isso pode-se utilizar Wagner como um representante digno do romantismo. Ele cultuava a cultura de seu país quase que religiosamente e sua dramaticidade supera as expectativas de qualquer ouvinte da época.
6- Música Moderna
A música moderna é, sem dúvida, resultado dos ideais do século XIX. Segundo P. Grifith, a música moderna está fundamentada em três pilares. O pilar melódico de Debussy, o pilar ritmico de Stravinsky e o pilar harmônico de Schönberg.
Sem dúvida Schönberg é um dos nomes mais falados no século XX. a sua pequena obra Pierrot Lunaire representa um marco na história da música ocidental ao apresentar formalmente o conceito de serialismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário