- Cada área tonal possui três acordes.
 
Obs.: Todo acorde de
sétima deve ter a sétima preparada. Excetuando-se os acordes
dominantes como D7, D9 e D13 com suas respectivas inversões.
Exemplo em dó maior:
 Tônica – Lá
menor  Dó maior   Mi menor
 Dominante – Mi
menor   Sol maior   Si menor
 Subdominante -  Ré
menor   Fá maior  Lá menor
Exemplo em dó menor:
 Tônica -  Láb
maior  Dó menor  Mib maior
 Dominante – Mi
menor   Sol maior   Si menor
 Subdominante –
Réb maior  Fá menor  Láb maior
obs.: em vermelho →
os relativos
        em azul  → os
antirelativos
Exercícios para a
segunda lei tonal:
Em tons maiores
a)  || T | Sr   D7 | T
||
b) ||  T | Sr   D   | T
||
c) || T  | Sr6  D7 | T
||
d) || T | Sr D7 | Tr S6 | D 64 D7 | T ||
d) || T | Sr D7 | Tr S6 | D 64 D7 | T ||
e)  || T | D   Dr | Tr 
S6 |  D 64  D7  | T ||
f)  || T  Ta | Sa  D |
D6  D9 | T ||
g) || T Ta | Sa  D | D6
D9 | T ||
h) || T  Tr7 | S5    D7
 |  T ||
i)  || T | Sr7  D37
|  T ||
j)  || T | Sr 65
   D37  | T ||
Em tons menores
a) || T Tr | S  D7 | T
||
b) || T  D | Tr7 S 65
|  D7 | T ||
c) || T   | S  D | Ta 
S6 | D 64  D7 | T ||
Em tons maiores e
menores
| T  | Sr7  D7 | D9 
Dr7 | Tr7  Sr7| D 65  D7 | T ||
Glossário : 'a'
minúsculo : antirelativo; 'r' minúsculo : relativo.
Bibliografia:
Princípios de harmonia
funcional – Cyro Brisolla
Nenhum comentário:
Postar um comentário