- Cada área tonal possui três acordes.
Obs.: Todo acorde de
sétima deve ter a sétima preparada. Excetuando-se os acordes
dominantes como D7, D9 e D13 com suas respectivas inversões.
Exemplo em dó maior:
Tônica – Lá
menor Dó maior Mi menor
Dominante – Mi
menor Sol maior Si menor
Subdominante - Ré
menor Fá maior Lá menor
Exemplo em dó menor:
Tônica - Láb
maior Dó menor Mib maior
Dominante – Mi
menor Sol maior Si menor
Subdominante –
Réb maior Fá menor Láb maior
obs.: em vermelho →
os relativos
em azul → os
antirelativos
Exercícios para a
segunda lei tonal:
Em tons maiores
a) || T | Sr D7 | T
||
b) || T | Sr D | T
||
c) || T | Sr6 D7 | T
||
d) || T | Sr D7 | Tr S6 | D 64 D7 | T ||
d) || T | Sr D7 | Tr S6 | D 64 D7 | T ||
e) || T | D Dr | Tr
S6 | D 64 D7 | T ||
f) || T Ta | Sa D |
D6 D9 | T ||
g) || T Ta | Sa D | D6
D9 | T ||
h) || T Tr7 | S5 D7
| T ||
i) || T | Sr7 D37
| T ||
j) || T | Sr 65
D37 | T ||
Em tons menores
a) || T Tr | S D7 | T
||
b) || T D | Tr7 S 65
| D7 | T ||
c) || T | S D | Ta
S6 | D 64 D7 | T ||
Em tons maiores e
menores
| T | Sr7 D7 | D9
Dr7 | Tr7 Sr7| D 65 D7 | T ||
Glossário : 'a'
minúsculo : antirelativo; 'r' minúsculo : relativo.
Bibliografia:
Princípios de harmonia
funcional – Cyro Brisolla
Nenhum comentário:
Postar um comentário